O primeiro Procon Itinerante será realizado na Regional Ressaca (praça Geraldo Rocha, rua Rodrigues Cunha, 430, bairro São Joaquim), no dia 28/02.
O Procon Contagem, vinculado à Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, divulgou a lista das 20 empresas que mais receberam reclamações no município, entre o período de 01/01/2014 a 31/12/2014. O ranking é realizado anualmente e integra o Cadastro de Reclamações Fundamentadas contra Fornecedores. Em Contagem, as empresas mais reclamadas foram OI Móvel, com 181 reclamações, seguida pela Copasa, com 80, e Cemig distribuição S.A., com 78. (Confira lista completa abaixo).
A presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (CONDECON) Contagem e diretora-geral da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor, Rariúcha Amarante Braga Augusto, informou que o artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor, determina que os Procons do Brasil devem manter um cadastro de reclamações fundamentadas contra fornecedores de produtos e serviços. "O cadastro deve ser divulgado de forma pública, anualmente, e tem o objetivo de difundir o número de processos resolvidos ou finalizados por parte das empresas e a quantidade de reclamações".
Segundo Rariúcha, estas informações são disponibilizadas em uma lista elaborada com base no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC). "Essas informações são importantes para os consumidores, pois além de auxiliarem no ato da compra, asseguram a possibilidade de melhor escolherem seus fornecedores, servindo de incentivo para o aperfeiçoamento de produtos e serviços colocados no mercado de consumo".
Atendimentos
O PROCON informa, ainda, que os atendimentos foram ampliados desde o início do mês de dezembro de 2014 para cinco regionais do município, sendo os atendimentos realizados das 9h às 16h, uma vez por semana, em cada regional, conforme calendário abaixo:
- Segunda-feira - Regional INDUSTRIAL
- Quarta-feira - Regional VARGEM DAS FLORES
- Quinta-feira - Regional RESSACA
- Sexta-feira - Regional PETROLÂNDIA
Procon Itinerante
Outra novidade do Procon Contagem é a realização, a partir deste ano, do Procon Itinerante que vai percorrer todas as oito regionais, realizando atendimentos e orientações aos
consumidores, sempre aos sábados, das 8h às 12h.
O primeiro Procon Itinerante será realizado na Regional Ressaca (praça Geraldo Rocha, rua Rodrigues Cunha, 430, bairro São Joaquim), no dia 28/02.
Confira abaixo as empresas com maior número de reclamações
FORNECEDOR |
TOTAL RECLAMAÇÕES |
RECLAMAÇÕES ATENDIDAS |
RECLAMAÇÕES NÃO ATENDIDAS |
|
1º |
OI MÓVEL S/A |
181 |
149 |
32 |
2º |
COPASA |
80 |
54 |
26 |
3º |
CEMIG DISTRIBUIÇÃO S.A. |
78 |
65 |
13 |
4º |
CLARO S.A. |
43 |
32 |
11 |
5º |
DIGIBRÁS INDUSTRIA DO BRASIL |
39 |
28 |
11 |
6º |
BANCO SANTANDER (BRASIL) S.A. |
31 |
17 |
14 |
7º |
BANCO ITAUCARD S.A. |
31 |
17 |
14 |
8º |
NOVA CASA BAHIA S/A |
30 |
23 |
7 |
9º |
SKY BRASIL SERVIÇOS LTDA |
29 |
25 |
4 |
10º |
RICARDO ELETRO DIVINÓPOLIS |
24 |
18 |
6 |
11º |
CAIXA ECONOMICA FEDERAL |
23 |
18 |
5 |
12º |
BRASIL TELECOMUNICAÇÕES S/A |
22 |
18 |
4 |
13º |
GLOBAL VILLAGE TELECOM LTDA. |
20 |
9 |
11 |
14º |
BANCO BRADESCO S.A. |
20 |
17 |
3 |
15º |
VIA VAREJO S.A. |
17 |
14 |
3 |
16º |
BANCO BMG S.A. |
16 |
9 |
7 |
17º |
WHIRLPOOL S.A. |
14 |
12 |
2 |
18º |
TIM CELULAR S.A. |
14 |
8 |
6 |
19º |
NET SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO |
13 |
12 |
1 |
20º |
MOTOROLA INDUSTRIAL LTDA. |
12 |
12 |
0 |
Serviço:
Procon Contagem
Av. João César de Oliveira, 3481, bairro Eldorado
Telefone: 151
E-mail: procon@contagem.mg.gov.br
Veja a reportagem na fonte.