Igreja matriz de São Gonçalo recebe novo padre [Portal VozdoCLIENTE]

Igreja matriz de São Gonçalo recebe novo padre Prefeitura de Contagem


Novo pároco substitui o padre Célio Domingos que permaneceu por quatro anos



A comunidade católica de Contagem participou nesta terça-feira (3/2) da nomeação do novo pároco da Igreja Matriz de São Gonçalo, localizada no centro. O padre José Fernando de Mello substitui o padre Célio Domingos Xavier que esteve à frente da paróquia por quatro anos e foi nomeado para o ministério na igreja do Pilar, em Nova Lima. A cerimônia foi presidida pelo bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Luiz Gonzaga Fechio.

O prefeito Carlin Moura, presente à cerimônia, agradeceu ao padre Célio sua forte atuação junto à comunidade e desejou as boas-vindas ao padre José Fernando ressaltando sua trajetória pastoral. "Sua experiência, especialmente comprometida com a população carente, que é uma grande referência na região metropolitana, nos dá convicção de que o seu trabalho trará frutos para a população de Contagem, que o recebe com muito carinho e fé".

Nascido em Barbacena, no Campo das Vertentes, interior de Minas Gerais, padre José Fernando é formado em teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(PUC/Minas), possui 16 anos de ordenação e atuação nas paróquias Santa Catarina Labouré e Santo Cura D´Ars, em Belo Horizonte.

Em sua trajetória, padre José Fernando dedicou seu ministério a diversos trabalhos sociais, com destaque para os projetos Pão Nosso, destinado aos moradores de rua, e Projeto Anjo, voltado à alfabetização de adultos. Na área educacional, atua há 26 anos na PUC Minas, onde exerce a diretoria do Colégio Espanhol Santa Maria, e a coordenação da Pastoral do Colégio Santa Maria Mediana, ambos em Belo Horizonte. Em Contagem, foi diretor do Colégio Santa Maria.

Em agradecimento, padre José Fernando, ressaltou a alegria de retornar a Contagem, e disse que vai retribuir com muita dedicação e trabalho. "É com grande alegria que aceitei o convite para dedicar o meu ministério à igreja de São Gonçalo. Tinha em meu coração este sonho, por isso agradeço e conto com apoio de todos para servir e trabalhar nesta jornada que será um período de muitas bênçãos, para crianças, jovens e adultos".

Matriz de São Gonçalo

Os primeiros registros sobre a Capela de São Gonçalo datam de 1725. Em 1825, a capela foi substituída por uma construção maior. Foi elevada à condição de Matriz em 1854. A igreja possui seis imagens do período colonial: São Gonçalo do Amarante, Nosso Senhor dos Passos, Nosso Senhor Morto, Nossa Senhora das Dores, Santa Luzia e Santa Helena. A matriz é uma referência religiosa do povoamento da "Vila Sam Gonçalo da Contage".



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias


Anúncios [2534 - desktop]



Vídeos do Portal

Promoções