Como funciona o cérebro? [Portal VozdoCLIENTE]

Como funciona o cérebro? Portal EBC


O cérebro é o órgão mais importante do sistema nervoso, que controla o corpo todo



Você já se perguntou para que serve a sua cabeça? Não é bem para enfeitar o pescoço que ela está aqui. A cabeça guarda a parte mais sofisticada do nosso corpo: o cérebro, o órgão mais importante do sistema nervoso que controla o corpo todo. Ele é responsável pelas ações voluntárias e involuntárias do nosso corpo.

As ações voluntárias são aquelas que nos permitem ter vontade própria, como comer, falar, brincar, mexer o dedão do pé e muitas outras. Já as ações involuntárias são aquelas que fazemos sem perceber, como bater o coração, respirar, aquelas que o corpo faz mesmo quando você está dormindo.

As células nervosas ou neurônios processam todas as informações fazendo com que o cérebro execute todas as suas tarefas. É como se o cérebro fosse uma empresa, e essas células, as operárias.

Ao contrário da maioria das células do nosso corpo, que morrem e logo são substituídas por outras, os neurônios não se regeneram, ou seja, quando eles morrem não aparece ninguém para ficar no seu lugar.

Divisões do cérebro

O cérebro é formado por diferentes estruturas, com funções diferentes. Vamos conhecer as principais:

Córtex cerebral: essa é a parte externa, que todos chamam de ‘massa cinzenta’, (por causa de sua coloração acinzentada). É responsável pela nossa capacidade de pensamento, movimento voluntário, linguagem, julgamento e percepção.

Cerebelo: Responsável pelas funções de: movimento, equilíbrio e postura. Sem ele nós sairíamos por aí como ‘marionetes ambulantes’. A palavra cerebelo vem do latim para "pequeno cérebro”.O cerebelo fica localizado ao lado do tronco encefálico.

Tronco Encefálico: Este é responsável pelas funções involuntárias de: respiração, ritmo dos batimentos cardíacos e pressão arterial.

Hipocampo: É responsável pelas funções de: aprendizado e memória..

Os dois lados do cérebro

O cérebro humano é dividido em duas metades: lado direito e lado esquerdo. Embora essas metades tenham uma estrutura muito parecida, algumas funções são de responsabilidade de um único lado.

Geralmente, o hemisfério (lado) dominante de uma pessoa se ocupa da linguagem e das operações lógicas, como fazer contas, estudar, escrever, etc, já o outro hemisfério controla as emoções e a criatividade.

A metade esquerda do cérebro comanda o lado direito do corpo, e a metade direita do cérebro comanda o lado esquerdo do corpo. Desta forma, nós conseguimos pensar e nos movimentar ao mesmo tempo.



Veja a reportagem na fonte.



Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias


Anúncios [2141 - desktop]