Faculdade de Medicina em Contagem [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Faculdade de Medicina em Contagem Prefeitura de Contagem


Chamamento público recebe sugestões e propostas das instituições interessadas



Contagem acelera as ações para implementação da faculdade de Medicina na cidade. No início deste mês, o governo federal lançou uma consulta pública para que sejam apresentadas críticas e sugestões relativas à efetivação da faculdade. A expectativa é que, tão longo termine o prazo do chamamento público, o governo federal lance o edital para que as universidades interessadas se candidatem a abrir o curso de medicina no município.Poderão se candidatar a ofertar o curso de medicina em Contagem, qualquer faculdade ou universidade que atenda os critérios e as exigências de qualificação do MEC.

Em setembro, o município foi autorizado pelo Ministério da Educação a ter o curso de medicina. Desde então, o MEC realiza o processo de abertura do curso. Segundo o edital de chamamento público, as contribuições devem ser encaminhadas pelas universidades por meio de formulário disponível no link do MEC. Não serão aceitas as contribuições encaminhadas fora do prazo estipulado ou não enviadas pelo formulário eletrônico.

O prefeito Carlin Moura está participando ativamente das negociações para a escolha da faculdade que ofertará o curso na cidade. "Contagem se sente honrada em receber a autorização para receber um curso de medicina. Essa autorização coroa o nosso trabalho em prol da saúde municipal. Estamos trabalhando para definir os melhores parâmetros para a escolha da faculdade. Contagem já cumpriu seus compromissos de qualificação para sediar esta nova estrutura de ensino superior e agora aguardaremos os passos finais para a concretização deste sonho".

O médico e coordenador do projeto de implementação da faculdade de Medicina, Newton Lemos, ressalta a importância do curso. "Tomamos conhecimento da nova etapa do processo de implantação da futura Faculdade de Medicina de Contagem, caracterizada pela abertura de consulta pública aos termos do edital de seleção da instituição de ensino superior que se instalará no município. Esta faculdade é uma grande conquista para o povo de Contagem, uma vez que ampliará o acesso local ao ensino superior e contribuirá para a melhoria de todo o sistema municipal de saúde. Nossa expectativa é que, até janeiro de 2015, esse processo esteja concluído", disse.

As instituições de ensino superior que assumirem a responsabilidade de abrir os cursos devem realizar investimentos na rede de saúde - os valores aplicados são, inclusive, critério para a seleção -, além de implantar programa de residência médica de modo a garantir a especialização dos profissionais após o término da graduação.

Contagem contemplada

Em setembro, Contagem foi aprovada para abrir um curso de medicina. O município já se preparava desde o ano passado para receber a faculdade. Em abril deste ano, recebeu avaliadores do MEC para conhecer e avaliar a Rede Municipal de Saúde, que foi aprovada. Ao lado de Sete Lagoas, foram os dois únicos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte habilitados para receberem um curso superior na área.

A estrutura física da saúde na cidade, a capacidade do município para abertura de programa de residência médica e o número de habitantes foram fatores determinantes para que a cidade fosse contemplada com o curso de medicina.

Para o secretário municipal de Saúde, Evandro José, a infraestrutura da Rede Municipal de Saúde de Contagem contribui para a autorização. "Temos uma rede de saúde muito bem estruturada, com dezenas de unidades em diferentes especialidades de atendimento distribuídas pelo município. Com isso, Contagem tem como oferecer aos estudantes de medicina um campo rico e amplo para atuação e aprendizado", destacou.



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias