Contagem recebe prêmio do Ministério da Cultura [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Contagem recebe prêmio do Ministério da Cultura Prefeitura de Contagem


Caravana da Leitura foi escolhida entre mais de 100 programas de todo o país



O Projeto Caravana da Leitura, realizado pela Prefeitura de Contagem, por meio da Biblioteca Municipal de Contagem, foi reconhecido, na quinta-feira (13/11) com o Prêmio Boas Práticas de Inovação em Bibliotecas Públicas. A premiação, realizada pelo Ministério da Cultura (Minc), visa promover iniciativas reconhecidas como boas práticas ou inovadoras, que estão sendo aplicadas em bibliotecas públicas por todo o Brasil, qualificando os serviços oferecidos e a sustentabilidade desses equipamentos culturais. A iniciativa foi escolhida entre mais de 100 projetos de todo o país.

O Caravana da Leitura é uma biblioteca itinerante, adaptada em um ônibus, que percorre todas as regionais da cidade. Para facilitar o acesso ao acervo e incentivar o hábito pela leitura, também oferece à comunidade empréstimos de livros, contação de histórias e oficinas com materiais recicláveis.

A presidente da Fundação Cultural de Contagem (Fundac), Renata Lima, destacou o reconhecimento do projeto de Contagem. "Fomos o sétimo escolhido entre os 52 projetos qualificados, isso é fruto de um trabalho da nossa biblioteca e de profissionais que apreciam a entidade".

Walter Samarini, coordenador da Biblioteca de Contagem, revelou que a premiação não se restringe apenas ao valor material. "Nosso objetivo ao inscrever a biblioteca é divulgar esse órgão público que ainda é desconhecido pela maioria da população". Segundo Samarini, o Projeto Caravana da Leitura, promovida pela Prefeitura de Contagem, por meio da Fundação Cultural de Contagem (Fundac) e a Secretaria Municipal de Educação, também foi criado com esse objetivo.

Biblioteca

Atualmente, a cidade conta com 18 mil obras catalogadas no acervo da Biblioteca Municipal de Contagem. "Em um universo de mais de 600 mil habitantes, apenas 22 mil são cadastrados na biblioteca", informou Samarini. Com o prêmio no valor de 32 mil reais, a coordenação da Biblioteca Municipal pretende investir na informatização do setor, ampliação do acervo e na popularização de patrimônio público.

Para ter acesso ao serviço de empréstimo da biblioteca basta se cadastrar. Para isso o cidadão deve levar uma cópia da carteira de identidade e comprovante de residência até a Biblioteca Municipal de Contagem.



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias