Estudantes da UFMG vencem concurso internacional de inovação automotiva. [Portal VozdoCLIENTE]

Estudantes da UFMG vencem concurso internacional de inovação automotiva. Portal Brasil


Projeto de alunos UFMG permitirá adaptação de marchas à velocidade de rotação do motor, reduzindo o consumo de combustível e a emissão de poluentes



Estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) conquistaram o 1º lugar em concurso de inovação tecnológica promovido pela empresa francesa da área de produção de peças e componentes automobilísticos Valeo.

A proposta dos alunos consistia em aperfeiçoar o sistema de câmbio mecânico acoplando a bomba de injeção ao motor hidráulico. 

No dia 17 de outubro, a equipe de alunos da UFMG recebeu a premiação de 100 mil euros, equivalente a R$ 316 mil, no Salão do Automóvel de Paris.

Os estudantes brasileiros superaram seis finalistas da Alemanha, Canadá, Estados Unidos e Índia. No total, participaram da primeira fase do concurso 969 equipes de 55 países. Em abril, 20 foram selecionadas e receberam 5 mil euros para desenvolver os protótipos.

Avanço tecnológico

Segundo representantes da Valeo, a inovação brasileira vencedora do concurso permitirá uma adaptação automática e contínua das marchas à velocidade de rotação do motor, reduzindo o consumo de combustível e emissão de gás carbônico (CO2).

O desafio consistia em projetar produtos ou sistemas que tornem os carros de 2030 mais inteligentes e intuitivos. 

Saiba mais

Criada em 1923, a Valeo é uma das maiores empresas internacionais da área de tecnologia automotiva, operando em 29 países, inclusiva o Brasil, com cerca de 80 mil funcionários.

A Valeo é uma das principais parceiras do Ciência sem Fronteiras na França e recrutou 15 estagiários do programa. Todo ano a empresa promove um concurso internacional dedicado à inovação do setor automobilístico.



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias


Anúncios [918 - desktop]



Vídeos do Portal

Promoções