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Procon Contagem promove blitzes educativas Prefeitura de Contagem


Iniciativa celebra aniversário do Código de Defesa do Consumidor



Na próxima quinta-feira (11/9), equipes do Procon de Contagem promoverão blitzes educativas em pontos estratégicos do município. O evento marca as comemorações do aniversário do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) que completará, nesta quinta-feira, 24 anos, e tem o objetivo de conscientizar o consumidor, informando-o sobre os seus direitos.

As blitzes iniciarão a partir das 13h, com a distribuição de material gráfico e kits na avenida João César de Oliveira, Big Shopping e Shopping ItáuPower. Entre as informações que serão compartilhadas com a população, destacam-se orientações de onde o consumidor pode reclamar seus direitos em Contagem; dicas de como usar bem o cartão de crédito; instruções de como contratar um plano de saúde; cartilha para o devedor, entre outras.

Sobre o Procon

Atualmente, o Procon Contagem realiza, em média, de 300 a 400 atendimentos por semana. O órgão é responsável por receber, analisar, avaliar e encaminhar reclamações dos consumidores, buscando solucionar o problema apresentado por meio de atendimento pessoal. Também envia denúncia ao órgão competente e, quando necessário, instaura processo administrativo e aplica as sanções cabíveis conforme a infração, com base no Código de Defesa do Consumidor.

O consumidor deve procurar o Procon quando houver problemas que envolvam consumo de bens ou prestação de serviços. É fundamental que apresente toda a documentação que puder referente à reclamação, para que fique caracterizado o prejuízo causado, facilitando assim sua solução ou encaminhamento, além de RG, CPF e comprovante de endereço de Contagem.

Endereço: av. João César de Oliveira, 3.481 - bairro Eldorado.

Atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 17h.

As áreas em que o órgão atua:

Alimentação: qualidade e quantidade dos produtos, higiene dos estabelecimentos, contando com a parceria da Vigilância Sanitária;

Produtos: qualidade dos eletrodomésticos, veículos, relógios, roupas, materiais de construção, brinquedos, etc;
Saúde: medicamentos, convênios, serviço médico, hospitalar, odontológico, planos de saúde em geral, cosméticos institutos de beleza, produtos de limpeza;
Serviços: telefone, escolas particulares, serviços públicos, assistência técnica, contratos, consórcios, cartões de crédito, cursos livres e serviços autônomos em geral.

Ranking de reclamações fundamentadas atendidas em 2013:

1º OI
2º COPASA
3º SKY
4º CEMIG
5º CASAS BAHIA
6º RICARDO ELETRO
7º BANCO ITAÚ CARD
8º CLARO
9º GVT
10º BRADESCO SA.



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