Tudo o que precisa de saber sobre o vírus ébola. [Portal VozdoCLIENTE]

Tudo o que precisa de saber sobre o vírus ébola. Correio da Manhã


Os preparativos por causa do ébola na República Checa



1 - O que é o ébola? O ébola é um vírus identificado pela primeira vez em 1976, que provoca febres hemorrágicas. Não existe vacina, nem tratamentos específicos, e a taxa de mortalidade situa-se entre os 25 por cento e os 90 por cento.


2 - Como ocorre a infeção?
A infeção resulta do contacto direto com líquidos orgânicos de doentes - como sangue, urina, fezes ou sémen. A transmissão da doença por via sexual pode ocorrer até sete semanas depois da recuperação clínica. O período de incubação da doença pode durar até três semanas.

3 - Os surtos:
Desde 1976 registaram-se vários surtos, nenhum com tantos infetados e países atingidos como o atual, que começou em fevereiro e, até ao dia 4 de agosto, já infetou em vários países africanos 1711 pessoas (1070 casos confirmados, 436 prováveis e 205 suspeitos) e provocou 932 mortes.

4 - Países afetados:
Até ao momento e neste surto, registaram-se casos na Guiné-Conacri, Libéria, Serra Leoa e Nigéria.

5 - Quais os sintomas?
A febre costuma ser o principal sinal, acompanhada de fraqueza e de dores musculares, de cabeça e de garganta. Outros sintomas são náuseas, diarreia, feridas na pele, problemas hepáticos e hemorragias interna e externa. Entre a infeção pelo vírus e os primeiros sintomas podem decorrer entre dois e 21 dias.

6 - Como se trata?
Não existe cura nem um tratamento específico para a febre hemorrágica provocada pelo vírus do ébola. A estes doentes são dados os tratamentos que costumam ser administrados nos cuidados intensivos, com destaque para a hidratação.

7 - Quais os hospitais portugueses de referência?
Em Portugal, os hospitais para onde serão encaminhados os doentes suspeitos de estarem infetados com o vírus do ébola são os hospitais Curry Cabral e Dona Estefânia, em Lisboa, e São João, no Porto.

8 - Qual o laboratório de referência?
O laboratório de referência em Portugal é o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

9 - Qual é a resposta de emergência médica?
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tem equipas especializadas, com formação específica e equipamento de proteção elevado. Serão estas equipas que irão acompanhar os casos suspeitos ou de doença e encaminhá-los para os hospitais de referência.

10 - Que medidas as autoridades portuguesas têm em vigor (anunciadas pela Direção Geral da Saúde)?
a) Reforço da articulação internacional, nomeadamente com a OMS, com o European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC), em Estocolmo, e com outros países;
b) Recomendação aos cidadãos para que ponderem viajar apenas em situações essenciais, tendo em atenção o princípio da precaução, apesar de não estarem interditadas, atualmente, viagens internacionais para áreas afetadas;
c) Os viajantes são alertados para procurarem aconselhamento médico caso se verifique exposição ao vírus ou desenvolvam sintomas da doença;
d) Portugal tem em estado de prontidão mecanismos para detetar, investigar e gerir casos suspeitos da doença por vírus ébola, incluindo capacidade laboratorial para confirmação da doença;
e) Estão previstas medidas para facilitar o resgate e a repatriação dos cidadãos que possam ter estado expostos ao vírus.



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias


Anúncios [2337 - desktop]



Vídeos do Portal

Promoções